segunda-feira, 3 de maio de 2010

Notícia: Alfred Hitchcock, O Mestre do Suspense, 30 anos de Saudade


Hoje faz exatos 30 anos que o cinema perdeu um dos seu maiores gênios, Hitchcok - o mestre do suspense.
Como terror e suspense é algo que habita o imaginário de todos não poderíamos deixar de prestigiar esse homem aqui no blog. Pra quem não sabe ele foi autor de mais de 50 filmes, entre o aclamado "Homem que sabia de mais" e "Disque M para matar".

Aos 14 anos depois que seu pai morreu ele já trabalhava com serviços de design gráfico e publicidade. A partir daí conquistou seu primeiro emprego na Paramount em 1920 fazendo as telas com textos do cinema mudo, mas foi em 25 que ele ganhou a chance de se tornar diretor.

Em 1939, saiu de Londres e se mudou para a América e se tornou cidadão americano em 55. Seu primeiro filme por lá já rendeu uma indicação ao oscar. A essa altura seus filmes passeavam desde a comédia até a ficção.


Psicose é talvez o filme mais conhecido do autor e tem uma das cenas mais famosa do cinema mudial: A mulher no chuveiro e a mão com uma faca se aproximando com aquela música apavorante. Não é atoa que esta obra ficou entre as 100 melhores produções cinematográficas da américa (Na verdade ocupa a 18° posição).

O legal de seus filmes era que o espectador tinha um papel de voyeur, quando o personagem principal, as vezes, passava a sensação de saber que estava sendo observado. Outro fato interessante é que o próprio diretor aparecia em vários filmes brevemente com um ar imponente e sombrio.
Seus personagens tinham um apelo psicológico forte, muitas vezes com conflitos entre eles e suas mães. Suas heroínas eram lindas, mas respondiam de forma bem sensual e criminosa quando eram provocadas.

Suas obras eram planejadas milimetricamente, conforme ele mesmo afirmava: "Eu tenho uma mente altamente visual". Essa disciplina toda rendeu a ele uma fama de implacável e exigente, mas também de o maior diretor britânico que já existiu. Hitchcock nasceu em 13 de Agosto de 1899 e morreu em 29 de Abril de 1980 aos 80 anos. Fica aqui a nossa homenagem a esse grande autor.

Agradecimentos ao RPG Vale, a Globo e ao RPG Blogs.

Pessoal, vou fazer um artigo sobre esse assunto. Daqui a uns dias já está pronto, valeu pessoal?
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário