quinta-feira, 6 de maio de 2010

Divulgação: Desenho "Caverna do Dragão" ganha peça de teatro infantil em São Paulo






Gustavo Miller do G1 de São Paulo 


Personagem Mestre dos Magos é interpretado na adaptação por atriz.

 

Espetáculo também sugere para o programa final que nunca existiu. (Agora fiquei curioso.) 

O desenho “Caverna do Dragão”, um dos ícones cults da década de 1980, está de volta à moda em uma montagem teatral que estreia neste sábado (8) em São Paulo. Com direção e roteiro de Gilda Vandenbrande (Anotado o nome, vou tentar levar uma conversa com ela) , o espetáculo faz uma livre tradução da animação que teve apenas 27 episódios produzidos entre 1983 a 1986 – e repetidos a exaustão desde então. (Caraca, esse cara , o autor da matéria, não sabe Caverna do Dragão é Clássico? Ou ele ta desconsiderando o fato.)


















“Quando pensamos em produzir um infantil, não queríamos falar de novo de Chapeuzinho Vermelho ou Cinderela. Logo me lembrei de ‘Caverna do dragão’, um desenho que atravessa gerações”, explica o ator Tiago Pessoa, produtor da peça e também intérprete do cavaleiro Eric. (Vou também ver se converso com esse carinha.)

“Caverna do dragão” fala sobre um grupo de jovens que conhece um mundo mágico após atravessar um portal escondido dentro de um parque de diversões. Para voltarem ao mundo real, eles ganham a ajuda do Mestre dos Magos, um mago enigmático (Essa foi de ferrar para não falar outra coisa.) que fornece a eles armas mágicas. (Isso dá ver para mim que o personagem foi tratado como traficante de armas. Minha Opinião)

Porém, a travessia para o mundo real é sempre atrapalhada graças às investidas do vilão O Vingador e seus comparsas de sempre (De quem realmente vocês estão falando?! Não tenha medo de falar.). (Acho que o cara não prestava muito atenção no desenho.)

Enfim um Final(Pessoal, ou eu tô vendo coisas ou esta pessoa que escreveu artigo não sabe da existência do Roteiro do Episódio Final já traduzido pro nosso idioma?!)

A montagem faz uma interpretação livre do desenho, já que ele nunca chegou a ter um episódio final (Não procurou saber dos fatos.). O desfecho da trama teatral foi criado a partir da união do roteiro dos episódios televisivos que foram ao ar com os vários textos sobre o fim do programa que existem pela internet. 

Porém, a “liberdade poética” mais polêmica é o uso de uma mulher, Delurdes Moares (Mais um para conversar.), para o papel do Mestre dos Magos. “O símbolo do Mestre dos Magos é a sabedoria, a experiência. Isso não tem sexo”, afirma a atriz. (Gostei da sacada.)

O elenco é formado por rostos, em sua maioria, desconhecidos. Uma exceção é o jovem Rodolfo Valente (Bobby), conhecido por ter sido o Pedrinho da recente adaptação televisiva de “Sítio do Pica-Pau amarelo”. (Para variar um ator global)

Para criar os efeitos especiais da série, o espetáculo usa jogos de luz, de sonorização e projeções. A montanha-russa que serve de passagem dos jovens para o mundo mágico é uma projeção, adianta Gilda. Os efeitos de magia criados por Presto são feitos por spots, enquanto armas acendem e desligam com pequenos interruptores que ficam escondidos aos olhos dos públicos. (Espero que o público tenha realmente uma boa reação. )















''Caverna do dragão – O Duelo Final"
Quando: Sábados e domingos, às 16h 
Onde: Teatro Augusta – Rua Augusta, 943, Bela Vista  
Quanto: R$ 30, com direito a meia-entrada 
Duração: 50 minutos Informações: (11) 3155-4141






Ao Pessoal de São Paulo, peço por favor que vão peça. Pois eu sou morador do Rio de Janeiro (Capital). Se a peça por ventura vir pro Rio, eu irei sem problemas.






Sobre o pessoal que eu mencionei que ai conversar. Enquanto eu fazia a postagem, tentei ligar do meu celular pro lugar. Não consegui completar a chamada.











Agradecimentos ao G1 da Globo.











Pessoal, decidi fazer mais alguns artigos sobre Caverna do Dragão e assuntos relacionados a este tema.

Um comentário:

  1. Então... na realidade, a peça está sim baseada em cima desse roteiro original que não foi produzido. Conheço um dos atores, li a peça e comparei com o que tem na internet do que seria o original. Bem adaptado!

    ResponderExcluir