quarta-feira, 10 de março de 2010

GURPS (Sistema Genérico e Universal para Jogos de Interpretação)



GURPS sigla que significa Generic Universal Role Playing System. (Sistema Genérico e Universal para Jogos de Interpretação), é um sistema de RPG genérico, criado pela Steve Jackson Games em 1986, famoso pela sua flexibilidade, abrangência, versatilidade, dinamismo e detalhismo. Sua primeira tradução para a língua portuguesa foi efetuada pela Devir Livraria em 1991.

Sua terceira edição é a mais famosa e que tem mais livros publicados: comporta cerca de 240 livros que tratam dos assuntos mais variados, da idade da pedra até o futuro distante, passando por quase todo tipo de realidade fantástica imaginável. Todavia, os títulos mais presentes são os de ficção científica (Transhuman Space, Lensman, Hellboy, Traveller) e os históricos (World War II, Greece, Japan, Imperial Rome, etc). Sendo considerado o RPG mais realista e um dos mais vendidos consegue um lugar de honra no ( museu da fama ) em 2000.

Em Agosto de 2004, teve sua quarta edição lançada nos EUA, com uma proposta de renovar de forma sutil a mecânica do sistema e de forma intensa a qualidade gráfica das publicações, que foi melhorada.
A quarta edição vem ganhando espaço no mercado dentro e fora do RPG sendo usada como referencia para criação de games e simuladores de realidade.

No Brasil, foi o primeiro sistema de RPG a ser traduzido, e teve diversos títulos lançados pela Devir Livraria, inclusive uma série de livretos que ambientavam jogos em tempos históricos brasileiros como Quilombo dos Palmares e nas Bandeiras. Porém, o volume de lançamentos nacionais ficou muito abaixo da quantidade de títulos lançados em inglês, e versões nacionais de muitos livros importantes do sistema nunca foram lançadas.
Apesar desses problemas e mesmo com as explosões do Mundo das trevas e do d20, ele ainda conta com um grande número de fãs nos dias de hoje.

Regras

A mecânica do sistema GURPS é baseada no uso de três dados de seis faces. (Em outros RPGs vários tipos de dados menos comuns são usados, como o de quatro lados na forma de um tetraedro e mesmo um de vinte lados).
As fichas de personagens são divididas em três partes principais, quais sejam, atributos (diz respeito às características básicas dos personagens como força, destreza, inteligência e vitalidade), vantagens/desvantagens (fará uma descrição de algumas peculiaridades a respeito do personagem como facilidade em certas habilidades, sentidos aguçados, transtornos mentais, vícios, etc.) e perícias (descreve as habilidades específicas do personagem como manuseio de espadas, escudos, acrobacias, tocar instrumentos, etc.).

Para a realização de algum tipo de ação mais elaborada exige-se um teste no qual são lançados os dados esperando obter um valor menor ou igual ao valor numérico de uma péricia ou atributo modificado por bônus e penalidades decorrentes de vantagens, desvantagens e condições do ambiente onde se desenvolve a ação em questão. Além disso o sistema GURPS oferece a opção de se utilizar um grande número de tabelas (tabela de reações, de empregos, etc) onde cada número representa um resultado específico.

O combate, como é de costume nos RPGs do gênero, é dividido em rodadas, e em cada rodada existe o turno para que cada personagem possa agir. Para efetuar um ataque o jogador ou o GM deve lançar 3 dados e comparar o resultado a perícia de combate que estiver usando (como Espadas Curtas ou Armas de Fogo por exemplo), se o resultado igualar ou for menor que o número da perícia então ele terá conseguido, mas se o resultado for maior então terá errado. Nesse ponto o personagem que foi atacado deve fazer uma jogada de defesa usando uma das 3 Defesas Ativas (Aparar, Bloqueio ou Esquiva) se for permitido por certas regras especiais. Se passar na jogada de defesa o ataque errou, se falhar na jogada de defesa o ataque terá acertado.

http://pt.wikipedia.org/wiki/GURPS

Nenhum comentário:

Postar um comentário